Métodos De Anticoncepção





Os métodos anticoncepcionais são àqueles que atuam em mudanças nos padrões de comportamento sexual. São também denominados métodos naturais de controle de natalidade e de DST's ,não é utilizado quaisquer produto químico ou obstáculo mecânico.

Hoje em dia encontramos quatro alternativas de métodos anticoncepcionais,sendo que cada alternativa tem os seus sub métodos.



*Os Métodos Naturais
-Coito Interrompido
-Tabelinha
-Abstinência

*Os Métodos de Barreira
-Camisinha Feminina
-Camisinha Masculina
-DIU
-Diafragma

*Os Métodos Hormonais
-Pílulas
-Intravaginal
-Injetavel

*Os Métodos por meio de Esterilização.

-Ligadura das trompas
-Vasectomia

Texto de Thaise Alcântara.




Grupo:

David Henrique
Eric Alves
Felipe Alves
Felipe Avila
Lucas Guerra
Lucas Campos
Sergio Villa
Thaise Alcântara
Victor Sulz

Métodos Naturais

Coito interrompido

Esse método é muito usado ao redor do mundo, mas, é um dos menos confiáveis. Nele, basta o homem retirar o seu pênis da vagina antes que a ejaculação, ou antes, que o orgasmo ocorra.


Desvantagens


- Pode haver um "vazamento" de esperma antes da ejaculação propriamente dita. Talvez esse "vazamento" seja apenas de 1% ou 2% do total, mas, isso já significa que aproximadamente 10 milhões de espermatozóides tiveram a chance de entrar. E apenas um é necessário para uma gravidez não planejada.
- É preciso muita disciplina e responsabilidade do homem para retirar o pênis no momento certo.
- O Prazer pode ser reduzido, pois a pressão do momento é elevada. Sem contar que não é um método muito recomendado e não muito seguro.


Tabelinha


A tabelinha está entre os métodos não confiáveis. Este método consiste em abster-se do ato sexual no período fértil. O perigo do método é que a liberação do óvulo pode ocorrer vários dias antes ou depois do meio do ciclo, assim o período fértil é raramente certo. Os períodos de menstruação e fecundidade podem se alterar por inúmeras razões. Esse método só pode ser utilizado por mulheres que tenham os ciclos menstruais regulares.


O primeiro passo consiste em anotar, durante um ano a data do começo da menstruação. Uma forma prática de calcular os dias "perigosos" é considerar como 1° dia fértil aquele resultante da dedução de 18 do número de dias do ciclo mais curto. O último dia fértil seria obtido subtraindo 10 do número de dias do ciclo mais longo. Exemplificando: se no último ano você teve ciclos variando de 28 a 30 dias, faça as seguintes operações:
28 - 18 = 10, primeiro dia fértil
30 - 10 = 20, último dia fértil.
Seu período estéril será até o 9º dia (inclusive) de cada ciclo e depois do 21º dia (inclusive). Ovulações precoces ou tardias são as principais responsáveis pelas falhas do método.


Metodos de Barreira

Camisinha Masculina




As camisinhas têm papel importante não só como método anticoncepcional mas também como preventivo de doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorréia e Aids.
Elas vêm em três tamanhos diferentes: pequeno, médio e grande.
As camisinhas lubrificadas e com um "reservatório" na ponta têm menos chance de se partirem.

Camisinha Feminina





A camisinha feminina não tem muitos adeptos. Sua atuação é como uma camisinha masculina só que essa protege o interior da vagina. Pode ser colocado pela própria mulher até oito horas antes de seu uso.

Vantagens:

- A mulher tem maior controle com a camisinha feminina.
- A colocação pode ser feita em casa e não é necessário uma consulta médica.
- Previne contra gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.
- A camisinha masculina pode ser encontrada em qualquer lugar, e é utilizada com frequência.
Desvantagens:

-A camisinha feminina não é vendida em tantos estabelecimentos como a camisinha masculina.
- A camisinha feminina é bem mais cara que a camisinha masculina.

Como utilizar a camisinha Masculina.





Como utilizar a camisinha Feminina.

Diafragma


Diafragma


É uma tampa de borracha ou de silicone flexível que é inserida no fundo da vagina. Esse impede que os espermatozóides cheguem à cavidade do útero. Geralmente é usado com algum espermicida que matará os espermatozóides. Antes de utilizar esse método, é aconselhável uma consulta médica para saber qual o tamanho mais apropriado para você.

Vantagens

- O seu parceiro nem notará.

Desvantagens

- É menos seguro que a camisinha.
- O espermicida usado juntamente com o diafragma pode ter um gosto horrível.
- O seu uso está associado com infecções na bexiga.

Diu (Dispositivos intra-uterino)

DIU





Esse é colocado dentro do útero, somente o seu médico o poderá fazer. É um método muito utilizado, principalmente por mulheres que já tiveram filhos.
A ação contraceptiva do DIU é baseada na liberação de sais de cobre pelo filamento que reveste a haste. Estes sais, em contato com o ambiente uterino, funcionam como espermaticida, matando ou, pelo menos, imobilizando os espermatozóides na cavidade uterina. Dessa forma os espermatozóides não conseguem chegar até as trompas, e tampouco unirem-se ao óvulo.
O seu tempo de permanência no útero é de cinco anos.

Vantagens

- Uma vez inserido, você não tem que fazer mais nada. Pode ser mantido entre 5 e 10 anos.
- Sua eficácia é de mais de 99%.
-Independente da cooperação de seu parceiro•.

Desvantagens

- O seu período menstrual pode durar mais tempo.
- Deve ser usado de preferência por mulheres adeptas da monogamia, pois as chances de se contrair uma Dst é bem maior.

Métodos Anticoncepcionais Injetáveis




O método anticoncepcional injetável é uma injeção à base de hormônios femininos e assim como a pílula é um método eficaz. Alguns injetáveis são usados com aplicações mensais e outros, trimestrais.

Vantagens

- É altamente eficiente 99,7%.
-Você só precisa dele quatro vezes ao ano.
- O seu ciclo menstrual praticamente desaparece, sem sangue, sem cólicas, sem tensão pré-menstrual.


Desvantagens


- Aumento de peso é comum. Mas se você pratica esportes não deve ser problema.
- Para engravidar pode levar até um ano após a última dose.
- Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis e por isso sempre é bom usar um método anticoncepcional de barreira.

Pílulas

Pílulas.





Esse é o método anticoncepcional preferido entre as mulheres jovens. As pílulas são bem eficientes e confiáveis.


Como funciona

Por apresentarem dois tipos de hormônios são chamadas de combinadas e são divididas em pílulas monofásicas, bifásicas e trifásicas. A pílula é chamada de monofásica quando toda a pílula da cartela tem a mesma dose de estrogênio e progestagênio. E bifásicas e trifásicas quando a dose de hormônios varia em dois ou três estágios. Para este tipo de pílula é extremamente importante tomar as pílulas exatamente na ordem indicada. Se você for tomar a pílula pela primeira vez, você deve começar no primeiro dia da menstruação que equivale ao primeiro dia do ciclo e tomar durante os 21 dias (ou 22 dias) até o dia da pausa, período de 7 dias (ou 6 dias). Neste período você terá sua menstruação normalmente. Imediatamente após o 7º dia da pausa (isto é, 8º dia do ciclo) comece a tomar a próxima cartela mesmo se a sua menstruação não tenha acabado.

Vantagens


-Eficiência de 99% na prevenção de uma gravidez.
- Nas mini pílulas, os efeitos colaterais são praticamente inexistentes.
- Há outros benefícios além do contraceptivo como:
Regularização do ciclo menstrual, tornando-o mais curto e menos dolorido. Diminuição da tensão pré-menstrual. Diminuição da possibilidade de uma anemia devido a uma menor quantidade de sangramento. Ajuda no fortalecimento dos ossos. Possui 80% menos chance de um câncer no útero. E 50% a menos são as chances de um câncer nos ovários.

Desvantagens:


- O risco de um esquecimento no começo é quase inevitável.
- Mulheres que usam pílulas nem sempre encorajam seus parceiros a usarem camisinha, tornando-a assim mais exposta à doenças sexualmente transmissíveis.
- Devido à mudança hormonal, algumas mulheres perdem o controle de seu peso.
- Antibióticos podem influenciar na eficiência da pílula.

Método Anticoncepcional Intravaginal.

Intravaginal.





Essa pílula tem a vantagem de ser absorvida rapidamente pelo organismo e é uma opção para mulheres que não se adaptam aos contraceptivos orais.
Depois de décadas de reinado da pílula consumida por via oral, a pílula de aplicação vaginal é uma alternativa para as cerca de 70 mil mulheres brasileiras que apresentam problemas gástricos com os anticoncepcionais comuns. O formato, a apresentação e a formulação – uma mistura de estrógeno e progesterona – são os mesmos. A absorção pela vagina é vantajosa porque o tecido retém melhor e mais rapidamente o produto. Os hormônios caem na corrente sangüínea sem passar pelos órgãos digestivos – esse processo evita os distúrbios gástricos. Outro ponto a favor do contraceptivo vaginal é sua eficácia, semelhante à de outras pílulas: em torno de 95% a 97%.


Desvantagens


-O primeiro é o incômodo de ter de colocá-la diariamente e ficar deitada por aproximadamente meia hora até que ocorra a absorção. A mulher também não pode manter relações sexuais antes que se tenha completado uma hora da aplicação do produto. E qualquer alteração no tecido vaginal (uma infecção, por exemplo) é motivo para suspender o uso. A pílula vaginal também não livra a usuária de efeitos colaterais como náuseas e aumento de apetite.

Esterilização.

Ligadura das trompas







A esterilização feminina consiste na ligadura ou obstrução das trompas de Falópio.
Antigamente era necessário fazer uma incisão de cerca de 7 cm no abdômen (laparotomia) para atingir as trompas. Nos últimos anos, passou a ser empregado outro processo: a laparoscopia. Efetuam-se uma ou duas incisões de 1 cm, à altura do umbigo, e realiza-se a laqueadura. A operação tem recuperação rápida e a mulher pode voltar para casa no mesmo dia ou no dia seguinte.
Outra alternativa é a mini laparotomia, com uma incisão logo acima do púbis, de 2 a 3 cm de extensão. Requer no máximo dois dias de hospitalização.

Vantagens

-Sucesso contra a prevenção de gravidez em 99%.
-Uma vez efetuada, não há mais a necessidade de se preocupar com métodos anticoncepcionais para evitar uma gravidez, mais é fundamental o uso da camisinha, pois evitará assim doenças sexualmente transmissíveis.

Desvantagens

- É uma cirurgia, com uma incisão pequena, mas não deixa de ter os seus riscos.
- Reverter o processo é difícil e pode nem sempre ter sucesso.



Vasectomia





A esterilização masculina é feita pela vasectomia. Consiste na secção e bloqueio dos canais deferentes, responsáveis pela condução dos espermatozóides. Através de uma pequena incisão na região escrotal, os canais são identificados, a seguir, seccionados, amarrados, submetidos a coagulação ou simplesmente grampeados.

Vantagens

- É uma operação relativamente simples.
- Apresenta 99% de sucesso na prevenção de uma gravidez.

Desvantagens


- Reverter o processo, é muito difícil, caro e nem sempre é possível. Deve ser considerado como uma opção permanente.